Será que meu cliente está nas redes sociais?

22/03/2016

Será que meu cliente está nas redes sociais?
Que o Brasil é um país com muitos usuários de internet, provavelmente você já sabe. Mas que quase 91% dos internautas brasileiros acessam redes sociais, de acordo com um estudo da Comscore, talvez seja uma novidade. Isso significa que sim, seu cliente está nas redes sociais, basta saber em quais delas. Ou seja, além de estarem na internet, a maioria entra em alguma mídia social, que se tornou mais do que apenas uma plataforma de conexão de pessoas, e tem sido responsável por gerar tendências, conteúdo e opinião. Outro número curioso é em relação ao tempo. A mesma pesquisa apontou o Brasil como o país responsável por 10% do tempo total consumido globalmente em plataformas sociais. Isso significa que estamos em segundo lugar no ranking.

Como as empresas enxergam as plataformas sociais?
Mesmo assim, existem diversas empresas que ainda olham para esses canais de relacionamento com uma mistura de desejo, curiosidade e medo. Uma pesquisa da Deloitte de 2010 mostrou que 83% das organizações enxergam as mídias sociais como uma ferramenta para ações de marketing e divulgação de produtos e serviços. Além disso, mais de 70% entendem as redes como um canal para monitorar a reputação da marca e o mercado. O grande perigo nisso é o esquecimento de que redes sociais são canais de relacionamento entre marca e consumidores. Se isso acontecer, a estratégia falha ou não gera o resultado esperado. Se 51% das pessoas fazem busca nas mídias sociais antes de comprar um produto, qual será seu diferencial nessas plataformas? Certamente, será a comunicação. Esse fluxo de informações nas redes sociais entre público e empresas é poderoso e ajuda tanto a organização quanto o próprio consumidor. Nas plataformas digitais é muito mais fácil analisar os resultados de uma campanha, identificar as melhores estratégias e estabelecer uma relação de confiança com os usuários.

Por que investir em redes sociais?
Existem alguns motivos para que você comece a atuar nas redes sociais, além do fato de seus concorrentes certamente estarem lá. Segunda a pesquisa da Deloitte, 60% das empresas pretendem aumentar os investimentos nas mídias sociais. Das que estão fora delas, 83% afirmaram que irão entrar nos próximos três anos. Você não vai ficar de fora?!

Melhore o relacionamento com clientes e parceiros
O pilar das redes sociais sempre foi (e provavelmente será) as relações entre os usuários. Ou seja, se sua marca está em alguma plataforma, precisa interagir com seus fãs, seguidores, consumidores, etc. E é nas redes que você vai poder mostrar que sua empresa se importa com os consumidores, que está disposta a ouvir e a responder as demandas e questionamentos dos clientes.

Fortaleça a marca
Uma marca fortalecida é uma marca que está na mente das pessoas de forma positiva. Quando um usuário defender sua empresa, por exemplo, pode ter certeza que sua equipe está fazendo um bom trabalho nas redes sociais.

Aumente a presença digital da empresa
Ter somente uma página institucional na internet não é mais suficiente. Um site institucional é primordial, mas geralmente não permite a comunicação instantânea e de mão dupla. Ou seja, seu site é perfeito para apresentar a empresa, os produtos e serviços e até tirar algumas dúvidas, mas ainda assim é uma comunicação fria. As pessoas querem atenção, atendimento personalizado, querem que as marcas ouçam o que elas têm para falar.

Ganhe a fidelidade do cliente
Você prefere uma empresa que te escuta, resolve seus problemas rapidamente, ou uma empresa que não liga para os clientes e não oferece nada de especial para quem é fiel à marca? Hoje, para reter e fidelizar clientes, não basta apenas oferecer o mesmo serviço de sempre, o cliente quer se sentir especial. As redes sociais podem ser usadas para isso.

Gere novos negócios e aumente as vendas
Como o consumidor contemporâneo usa as redes sociais como canais de comunicação, acaba considerando as opiniões da rede como base para comprar ou não um produto/serviço de uma marca ou empresa. Ou seja, se sua empresa tiver uma boa presença digital e se destacar dos seus concorrentes na internet — e isso inclui a presença nas plataformas de mídia social — a probabilidade de que os usuários comprem de você e não do concorrente é muito maior. As mídias sociais são propulsoras de comentários sobre experiências positivas ou negativas dos produtos e serviços adquiridos. Isso significa que se você oferecer um atendimento diferencial, um suporte pós-venda excelente e um relacionamento próximo com os usuários, a chance de que eles escolham você e aumentem as vendas da sua empresa é maior. Em suma, toda a base para uma estratégia assertiva nas redes sociais é um relacionamento. Dessa forma, seus clientes podem até virar embaixadores da sua marca, recomendando para amigos e outros usuários. No fim, todo o esforço e investimento serão transformados em vendas.

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Posted in Artigos e Informações by MD Comunicação

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