A importância de uma logomarca profissional

25/03/2017

A importância de uma logomarca profissional 

Não é mais novidade para ninguém, ou pelo menos não deveria ser, a importância de uma logomarca, pois ela é um ponto fundamental na identidade visual de uma empresa. Uma boa logomarca não é mais exclusividade das grandes marcas, ela deve estar também nas pequenas empresas, ajudando o cliente a memorizá-las. O que vemos muito por aí são logomarcas poluídas, fontes difíceis de ler e trabalhos pouco profissionais. O empreendedor deve ter em mente que, por mais que o produto ou serviço da empresa seja de excelente qualidade, a primeira impressão do cliente com ela pode ser negativa por causa de uma comunicação visual mal feita.

Mas qual é a real importância de uma logomarca?

 Seu logotipo é seu cartão de visitas

O logo é a cara da sua empresa, ele funciona mais ou menos como a roupa que você vai vestir. Se a ocasião é uma reunião de negócios, você usará uma roupa que mostre seu profissionalismo e seriedade. A primeira impressão é sim a que fica. E pode ter certeza que um logo ruim irá gerar uma expectativa negativa em relação a você, sua empresa e seu serviço. Você pode associar isso a um restaurante. Você entra naquele em que não gosta da fachada e não tem ninguém dentro ou naquele que tem uma boa identidade visual e está lotado de pessoas felizes e fazendo suas refeições?

Da mesma forma, o logo deve refletir o propósito, seriedade e personalidade da empresa. Desse jeito, ela irá inspirar mais confiança em seus clientes, além de atrair o seu público, que logo se identificará e memorizará sua marca. Dessa forma é de fundamental importância ter uma logomarca condizente com seu negócio. Não se pode esquecer também que a logo deve refletir sua marca e seu público alvo. Sempre esteja fazendo algo para seu usuário, seu cliente e não para você. Suas chances de sucesso irão aumentar dessa forma.

  Invista na imagem da sua empresa
Todo empreendimento precisa de investimento. Usar parte do orçamento para trabalhar sua imagem profissionalmente deve ser um ponto na sua lista, principalmente quando não se dispõe de capital suficiente para apresentar e comunicar sua marca. O logotipo é como uma assinatura institucional, sendo assim, ele deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa, então, se sua empresa assina tudo o que faz com algo sem qualidade, sua credibilidade pode ficar em perigo.

  Design como investimento x custo
Um grande erro cometido por muitas empresas é achar que é ao abrir a empresa deve-se investir em marketing, financeiro, planejamento, vendas etc, mas não se deve investir em design. Muitas pessoas ainda olham isso como um custo, como algo que pode e deve ser deixado para depois. Isso não poderia estar mais errado. Imagina que você está na internet e vê um banner super bonito de uma oferta para comprar um computador (marketing atuando). Então, você clica na oferta e pedem para você preencher um cadastro e entrar em contato com um vendedor (setor de vendas atuando). Depois do cadastro ele entra em contato com você e faz todo o processo de negociação até a venda (planejamento atuando). Você recebe o produto na sua casa em uma super embalagem e fica imensamente feliz (logística e atendimento atuando).

 Veja também: O que é design e como ele ajuda sua empresa a vender mais
Lindo o processo acima né? Você deve está se perguntando: mas é exatamente isso! Vou investir em marketing, vendas, logística etc e tudo vai dar certo e vou vender muito. Não! Você esqueceu do primeiro passo que era clicar no banner! Imagina se o banner fosse feio, com cores que não combinam, com informações desconexas e que se o logo não te remetesse confiança. Você nem clicaria, correto? Então, sonho destruído! É assim que funciona no meio online e offline e por isso você deve levar em consideração criar um logo extraordinário.

  Fixação na mente do consumidor
Outra grande importância de uma logomarca é fixar sua empresa na mente das pessoas. Se você ver uma maçã mordida, um M amarelo, um símbolo de “certo” branco, um jacaré verde, um jogador de polo … etc, certamente saberá de quais marcas esses símbolos pertencem. Isso só é possível porque essas marcas fizeram um super trabalho ao criar e divulgar seus logotipos. Dessa forma eles conseguem fazer de um “simples símbolo” um objeto de desejo, poder, status e até mesmo amor. Você conhece algum usuário da apple que não ame? Que não propague a marca para tudo e todos?

  Agrega valor de mercado para sua empresa
Sim! Sua empresa pode ser avaliada em um valor maior pelo mercado, acionistas e investidores dependendo do quanto sua marca seja poderosa. Muitas empresas ao serem vendidas ou buscarem investimento usam a marca como um grande ativo de valor. Imagina que você tem uma marca forte, fixada na mente dos consumidores, tem um produto/serviço de valor e que milhares de pessoas usam. Como alguém irá acabar com isso da noite para o dia? Impossível. Por isso criar uma logomarca de qualidade é essencial nesse processo!

 Confira também: Neuromarketing, indo fundo na mente do consumidor
Entenda também que essa criação deve ser feita com profissionais. Não caia no conto nem na falácia de fazer logomarcas gratuitas ou usar artes existentes na internet. Se você quer usar seu logo para divulgar sua empresa, para fixar na mente dos consumidores, para aumentar suas vendas, para se diferenciar no mercado etc, você não tem como esperar que isso seja alcançado criando algo de graça, né? A boa notícia é que existem vários serviços de qualidade e com um preço acessível.

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Agora que você já conhece a importância de uma logomarca e respeita a necessidade de tratar seu próprio negócio com seriedade, venha para a MD Comunicação Marketing Digital! Nossa equipe de designers está preparada para cuidar da sua marca e criar logos que reflitam a personalidade da sua empresa e o que é melhor, com preços que combinam com o seu orçamento.

 

 

 

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Posted in Blog, Identidade Visual, Marketing Digital by MD Comunicacao