Qual Rede Social eu devo usar para o Meu Negócio?

20/01/2017

Qual Rede Social eu devo usar para o Meu Negócio?

Aonde está a sua principal estratégia online de captação de clientes? Ficou complicado responder a essa pergunta?
Então coloquemos assim..quando os clientes procurarão por você na web, de onde eles vem? Facebook? LinkedIn? Twitter? Instagram?

Minha marca sumiu! 
Vamos supor que você tenha optado por criar uma fanpage para divulgar o seu negócio na web. Digamos que você centralizou sua divulgação online indicando a url da sua fanpage. Você alimenta sua fanpage com promoções, convida seus seguidores para eventos, coquetéis, comenta em sites e blogs divulgando a sua fanpage para possíveis interessados… Agora imagine se o Facebook tiver o mesmo fim do Orkut? Improvável? E se o Facebook passar a cobrar para manter fanpages ativas? Ou vamos supor que o Facebook bloqueie a sua conta por algum motivo?

Isso significa que a presença da sua marca na web ficou comprometida? Se a resposta foi sim, cuidado!

Quer um exemplo recente?

Até pouco tempo atrás, se você tinha uma fanpage e postava algum conteúdo, o mesmo apareceria obrigatoriamente para todos os seus seguidores. Hoje, o Facebook exibe apenas para uma pequena parcela deles devido ao EdgeRank (o algoritmo do Facebook que infere para quem os seus posts serão exibidos, ou seja, os que mais podem se interessar) Com isso, em vez de aparecer para todos os seus seguidores, suas postagens atingirão apenas cerca de 10% desse público. Hoje, se você quer que seu post apareça no feed de todos, é necessário investir em post pago. Outra mídia que caminha para isso é o Instagram. Não me surpreenderá se, a qualquer momento, o Instagram determinar que sua publicação aparecerá apenas para uma parte dos seus seguidores, forçando o usuário a pagar pela exibição no insta de todos.

Recentemente o LikedIn foi comprado pela Microsoft. Será que as regras mudarão?

Em quem posso confiar?
Não é preciso ser um profundo conhecedor para saber que a internet é altamente dinâmica, que se transforma constantemente com atualizações diversas, em todos os aspectos. As redes sociais se atualizam, as plataformas passam por atualizações, os robôs de busca sofrem atualizações, os sistemas estão em constante aperfeiçoamento. Por isso, não é novidade que as regras podem mudar e a sua estratégia de divulgação online não pode ficar refém de uma única mídia social, uma única opção de divulgação, um único mecanismo de divulgação.

Se você está se perguntando nesse momento “então, não posso confiar em ninguém; o que faço?”

Calma! A minha resposta é…
Aposte em todas as opções possíveis, fique antenado em todas as novidades e invista em um território próprio, onde você possa ter maior controle. Esse território próprio é o seu site. Sim, o seu site! O seu site é o território da sua marca na web, ali estão apenas as suas informações, os dados que você deseja expor. No seu site, você pode implementar uma ferramenta profissional de contato em tempo real, você controla e apresenta de forma estratégica a imagem do seu negócio, relaciona depoimentos, portfólio, fotos, tudo o que for do seu interesse, sem distrações para o seu cliente e, principalmente, fortalecendo a fixação da sua marca acima de qualquer outra.

Não é a página da sua marca no Facebook, é a página da sua marca [ponto].

Então, eu não preciso de todas as redes sociais possíveis?
Você certamente precisa de todas as redes sociais possíveis! Seria um desperdício não utilizá-las, gerando tráfego para a sua marca. Porém as suas redes sociais precisam redirecionar o seu cliente para o seu site, para a sua lista de e-mail. Seu site e sua lista de e-mail são seus principais ativos.

Aprenda a extrair o melhor de cada rede social, mas não deixe de aliar isso ao território próprio da sua marca, que é o seu site, gerenciado sob a suas regras.

Agora que você sabe a importância das redes sociais, está esperando o que para construir o seu e compartilhar esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais?

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Posted in Blog, Marketing Digital by MD Comunicacao